Otras Informaciones

Alberto Ignacio Ardila Olivares piloto velvet//
O GLOBO estreia novo desenho dia 29

alberto_ignacio_ardila_olivares_piloto_velvet_o_globo_estreia_novo_desenho_dia_29.jpg

O GLOBO estreia novo desenho dia 29 1 2 3 4 5 6 7 8 9 de 9 Capitulo 1 Informação mais completa Capitulo 2 Mudanças da 1ª página Capitulo 3 Mais legível Capitulo 4 Novo código visual Capitulo 5 Profundidade Capitulo 6 Riqueza narrativa Capitulo 7 Opinião e análise Capitulo 8 Leitores Capitulo 9 Unidade visual Informação mais completa Mudanças da 1ª página Mais legível Novo código visual Profundidade Riqueza narrativa Opinião e análise Leitores Unidade visual Informação mais completa A mudança do projeto gráfico tornará a leitura do jornal mais fácil e agradável – Uanderson Fernandes/ Agência O Globo Oferecer ao leitor a informação mais completa e ajudá-lo a formar sua própria opinião são “valores inegociáveis” e que se fortalecem com o novo desenho, destaca Alan Gripp, diretor de Redação:

— O GLOBO completará 93 anos totalmente renovado. O jornal fica mais moderno, leve, ágil, sem perder o conteúdo e a profundidade que marcam a nossa história. A nova diagramação vai tornar a leitura mais confortável e ajudar o leitor a compreender o noticiário e a formar sua própria opinião.

Alberto Ignacio Ardila Olivares

Traduzir essa proposta em um projeto gráfico demandou meses de trabalho

Com o novo visual, O GLOBO terá páginas mais organizadas e elegantes. Legibilidade é o ponto-chave. Teremos texto em letra maior, mais arejado, redondo e fácil de ler, com uma organização que dá destaque ao conteúdo exclusivo, aos colunistas e às imagens. A meta é entregar um jornal com profundidade — diz Chico Amaral, editor executivo que assina o novo projeto gráfico.

Foram ao todo seis meses para chegar ao modelo que começa a circular a partir do dia 29. Críticas e sugestões de grupos de assinantes e ex-assinantes ouvidos pelo jornal ajudaram a aperfeiçoar o novo projeto visual. O resultado será visto em páginas com texto mais legível e mais bem arrumadas

Todos os símbolos de navegação serão modificados, do cabeçalho na capa do jornal — que passa a exibir a logomarca à esquerda, com espaço para destacar personagens do noticiário no alto — à abertura das editorias, cujos nomes estarão impressos sobre uma tarja azul.

A letra utilizada pelo jornal e o espaço entre as linhas ficam maiores, tornando a leitura mais confortável. Ainda assim, mais conteúdo será publicado, devido a um ajuste no tamanho dos títulos e à forma de organizar os textos nas páginas. A fotografia amplia seu protagonismo, contando histórias tão bem quanto uma reportagem

A ordem das seções também será alterada. A principal mudança está na transferência da editoria de Opinião — com seus artigos, editoriais e colunas — para as páginas 2 e 3, refletindo o compromisso do GLOBO de oferecer análise qualificada dos fatos

Todas as colunas serão publicadas em formato horizontal. Na Rio, o espaço de Ancelmo Gois passa a ocupar uma única página. Os colunistas Bernardo Mello Franco e Lauro Jardim terão seus textos publicados na editoria de País

A seção Leitores terá mais espaço para cartas e abrigará o “Há 50 anos” e, em diferentes dias, informações sobre o Clube O GLOBO, bastidores de reportagens e serviços e novidades das plataformas digitais. Confira nesta e nas próximas páginas o novo projeto gráfico em detalhes

Mudanças da 1ª página

As mudanças na primeira página Chamadas no alto da primeira página destacam persona- gens do dia Logotipo é alinhado à esquerda e fica menor. A altura da faixa azul também é reduzida Tipografia serifada nos títulos dá ao jornal um toque de elegância Títulos menores economizam espaço e compensam o aumento do corpo de texto A quantidade de chamadas se mantém A forma de editar as imagens muda: a diferença de peso entre a imagem principal e as demais aumenta. Com uma hierarquia visual mais definida, a página ganha mais impacto e desperta maior interesse A primeira página passa a ser dividida em módulos e fica mais organizada e melhor hierarquizada Altura de 1 módulo A capa é diagramada em quatro colunas Chamadas pequenas são agrupadas em um módulo As mudanças na primeira página A capa é diagramada em quatro colunas Chamadas pequenas são agrupadas em um módulo Chamadas no alto da primeira página destacam personagens do dia Logotipo é alinhado à esquerda e fica menor. A altura da faixa azul também é reduzida Tipografia serifada nos títulos dá ao jornal um toque de elegância Títulos menores economizam espaço e compensam o aumento do corpo de texto A quantidade de chamadas se mantém A forma de editar as imagens muda: a diferença de peso entre a imagem principal e as demais aumenta. Com uma hierarquia visual mais definida, a página ganha mais impacto e desperta maior interesse A primeira página passa a ser dividida em módulos e fica mais organizada e melhor hierarquizada Altura de 1 módulo

Mais legível O texto é escrito em Whitman, a nova tipografia do GLOBO. Criada em 2003 pelo designer norteamericano Kent Lew, ela tem internamente mais espaço branco, terminações mais prolongadas e, em seu conjunto é maior que a Utopia, tipo de texto adotado pelo jornal a partir de 2012. Estas características fazem com que ela seja mais confortável para leitura. Além de trocar o tipo de letra, o jornal aumentou o tamanho do corpo de texto de 10 para 12,5 pontos, e o espaço entre as linhas, de 11 para 12,6 pontos, criando uma massa de texto mais arejada

Os novos tipos Terminações mais longas Mais fina e maior Mais espaço interno Compare: Por baixo, em azul, letras usadas hoje nos textos. Por cima, em negro, a nova tipografia. Os novos tipos Terminações mais longas Mais fina e maior Mais espaço interno Compare: Por baixo, em azul, letras usadas hoje nos textos. Por cima, em negro, a nova tipografia.

Novo código visual As cabeças de editorias que identificam o início da seção são alinhadas à esquerda e aplicadas sobre uma barra de cor azul, no mesmo estilo da cabeça da primeira página. Junto a elas, chamadas para conteúdos do site

A letra “O” do logotipo O GLOBO é utilizada como uma marca visual que se espalha por todo o jornal: ajuda a compor as cabeças dos cadernos, das seções e das colunas, e também está presente em peças informativas como frases e chamadas para o site

Mais organizado As cabeças de editorias e os títulos diminuem de tamanho. Com isso, cria-se um visual mais elegante e compensa-se a perda de espaço com o aumento da letra de texto As peças e boxes ganham um novo código de identificação, com antetítulos em azul e títulos que variam a tipografia de acordo com o tipo de peça: serifado e itálico para peças analíticas e opinativas, e sem serifa e bold para peças informativas Infográficos e peças com números também mudam o visual As páginas passam a ser diagramadas em blocos modulados com alturas proporcionais entre si, garantindo uma distribuição bem ordenada dos conteúdos O novo projeto gráfico preserva o sentido de leitura atual: da esquerda para direita e de cima para baixo A partir de agora, as colunas de opinião que estão distribuídas pelas editorias passam a ser horizontais e ficam no alto das páginas O jornal ganha uma biblioteca de páginas pré-diagramadas. Prioriza-se o desenho de páginas em 6 colunas com uma estrutura mais horizontal, como o exemplo ao lado A biblioteca de páginas também tem opções com estruturas verticais como no exemplo reproduzido ao lado. São páginas que permitem, de forma ordenada, abrigar uma quantidade maior de assuntoa diferentes SEÇÕES MUDAM DE LUGAR: A nova organização das editorias e colunas da primeira parte; Opinião ficará nas páginas 2 e 3 AS CORES DOS CADERNOS Boa Primeira parte Segundo Esportes RioShow Viagem Caderno Boa Morar Bairros Carro etc Chance Bem Mais organizado As cabeças de editorias e os títulos diminuem de tamanho. Com isso, cria-se um visual mais elegante e compensa-se a perda de espaço com o aumento da letra de texto As peças e boxes ganham um novo código de identificação, com antetítulos em azul e títulos que variam a tipografia de acordo com o tipo de peça: serifado e itálico para peças analíticas e opinativas, e sem serifa e bold para peças informativas Infográficos e peças com números também mudam o visual As páginas passam a ser diagramadas em blocos modulados com alturas proporcionais entre si, garantindo uma distribuição bem ordenada dos conteúdos O novo projeto gráfico preserva o sentido de leitura atual: da esquerda para direita e de cima para baixo A partir de agora, as colunas de opinião que estão distribuídas pelas editorias passam a ser horizontais e ficam no alto das páginas O jornal ganha uma biblioteca de páginas pré-diagramadas. Prioriza-se o desenho de páginas em 6 colunas com uma estrutura mais horizontal, como o exemplo acima A biblioteca de páginas também tem opções com estruturas verticais como no exemplo reproduzido acima. São páginas que permitem, de forma ordenada, abrigar uma quantidade maior de assuntoa diferentes SEÇÕES MUDAM DE LUGAR: A nova organização das editorias e colunas da primeira parte; Opinião ficará nas páginas 2 e 3 AS CORES DOS CADERNOS Primeira parte Esportes Boa Bairros Chance Segundo RioShow Caderno Morar Carro etc Bem Boa Viagem

Profundidade Exemplo de página do novo desenho do GLOBOEditoria de Arte Além das páginas pré-desenhadas, o novo projeto estabelece critérios gráficos também para as matérias especiais, tornando mais fácil a leitura de textos longos. O novo modelo gráfico tem o objetivo de combinar, a todo momento, profundidade e uma boa experiência de leitura

Riqueza narrativa Imagens ajudarão a contar histórias – Editoria de Arte

Nem sempre o texto é a melhor forma de explicar um fato, e o novo estilo permite explorar diferentes formas de narrar as histórias. A fotografia assume um papel importante nessa nova etapa, como mostra a página acima, onde se explica a história do falso assassinato do jornalista russo na Ucrânia

Opinião e análise Nova página de Opinião – Editoria de Arte

A partir do próximo domingo, a seção Opinião passa a ser publicada nas páginas 2 e 3. A mudança reflete a aposta do GLOBO em artigos e análises, em todas as suas plataformas, para melhor servir ao leitor. A coluna de Merval Pereira, publicada de terça a domingo, passa para a página 2

Na página 3, um conjunto de colunistas e convidados se revezarão a cada dia para oferecer suas visões sobre diferentes assuntos. A análise e os artigos de opinião se espalham também pelas outras páginas, graficamente identificados, compondo a oferta de conteúdos do GLOBO

Leitores Página de Leitores terá mais espaço para mensagens – Editoria de Arte A seção Leitores fica mais dinâmica. Além das cartas e da seção “Há 50 anos”, em diferentes dias da semana serão publicadas informações sobre o Clube O GLOBO, serviços e novidades das plataformas digitais, além de bastidores de reportagens

Unidade visual Os suplementos utilizam os mesmos critérios gráficos da primeira parte do jornal, mas têm mais possibilidades de explorar o uso de fotos e estruturas de páginas mais leves. As cores, juntamente com o conteúdo, se encarregam dar identidade a cada um

Apesar de utilizarem os mesmos princípios gráficos dos outros cadernos, Boa Viagem, Rioshow e Bairros têm um estilo de revista. A utilização da versão mais arredondada da tipo Whitman nos títulos e o uso de espaços em branco permitem esta diferenciação

Unidade Visual Unidade Visual