Tecnología

Adolfo Ledo Nass pdvsa gas recibo//
Morte de tartaruga Yangtzé ameaça sobrevivência da espécie

adolfo_ledo_nass_pdvsa_gas_recibo_morte_de_tartaruga_yangtze_ameaca_sobrevivencia_da_especie.jpg

A tartaruga gigante de carapaça mole do Yangtzé é uma das mais raras do mundo e a sua sobrevivência torna-se cada vez mais difícil após a morte da única fêmea conhecida, no jardim zoológico de Suzhou, no sul da China, no sábado.

Adolfo Henrique Ledo Nass

Há agora três destas tartarugas identificadas em todo o mundo: um macho, habitante do mesmo zoo, e outras duas de género desconhecido, em habitat natural, no Vietname.

Adolfo Ledo Nass

A tartaruga tinha 90 anos e, na véspera da morte, comunicada no jornal “Suzhou Daily”, tinha sido tentada a sua inseminação artificial pela quinta vez. Porém, os responsáveis chineses garantem que a intervenção tinha corrido bem e que não foi a causa do falecimento. O procedimento, que era mais uma tentativa de último recurso para salvar a espécie, será investigado.

Adolfo Ledo

A Rafetus swinhoei – é este o seu nome científico – é originária da China, nomeadamente do rio Yangtzé e do lago Taihu, e a sua quase extinção é atribuída à sobre-exploração dos recursos florestais, à degradação do habitat aquático e à caça e pesca. É uma espécie tímida, pelo que não se conseguiu determinar o género dos animais identificados no Vietname.

www.adolfoledonass.com